quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pinguins *-*

Porque eu adoro pinguins? Várias pessoas já me perguntaram e eu não sei, mas já faz algum tempo que tenho uma certa admiração por eles; talvez seja porque quase tudo o que eu leio sobre eles, me chama atenção...



  • Talvez um dos motivos seja eles viverem em lugares muito frios, e conseguem isso em razão do isolamento térmico proporcionado pelas penas. Os pinguins da espécie pinguim-imperador são míopes, sua visão é borrada fora d'água. As asas não servem pra voar porque perderam as articulações do cotovelo e se movem rígidas, mas funcionam muito bem como "remo" - o pinguim nada numa velocidade de até 40 km/h.


 

  • Uma vez eu vi uma imagem em que dizia que "quando um pinguim encontra seu par, eles ficam juntos pra sempre", e pelo que eu já li, isso é verdade; em algumas espécies de pinguins, os pares reprodutores acasalam só em uma época de reprodução, mas outras pra vida inteira; se separam pra "proteger" o ovo - o macho fica com o ovo e aquece, e a fêmea vai procurar alimento no mar; quando o filhote já tiver alimento, os papéis invertem-se -, os machos da espécie pinguim-imperador nunca abandonam o ovo. O pinguim é um dos animais mais fiéis e leais que existem: não tem mais de um(a) parceiro(a) pra vida. É, as pessoas deveriam aprender com eles (:


  • Além disso, o pinguim macho de algumas espécies tem uma forma particular de descobrir seu interesse sobre seus companheiros: pega um seixo com o bico, e larga no solo em frente à outro pinguim que esteja sozinho. Se receber uma bicada e perceber algum movimento agressivo, cometeu um erro: era outro macho; se o seixo foi recebido com indiferença, trata-se de uma fêmea não preparada pro acasalamento, ou "comprometida". Quando o pinguim encontra seu par, o seixo é aceito com uma reverência; então ele faz outra reverência em resposta, e eles comemoram a união com um côro nupcial. Às vezes até ocorre briga entre machos, pelo número de fêmeas ser menor.




  • As fêmeas emitem um som pra encontrar um parceiro; os machos procuram um espaço pra construir o ninho e impressionar as fêmeas; quando não encontram, procuram algum que esteja abandonado, ou disputam um ninho.

7 comentários:

  1. nao sabia que tu era FANÁTICA por pingüins haha

    ResponderExcluir
  2. Adoro pinguins.. eles são tão fofinhos e desastrados...
    E os pais ficam meses sem se alimentar para proteger os ovos do frio... isso é que é amor

    http://literaturandoomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. mas como gosta de pinguins ta loko,, gosta mais do q de mim em -.- skopakopassopasa,, mas né,, pinguins é massa,, tirando q elee vive no frio -.-

    ResponderExcluir
  4. Que amor esses pinguins das fotos!
    Também gosto de pinguins agora!
    Aprendi contigoU_U
    Tu ta me influenciando! O.O
    Queria ser uma pinguim pra acha outro pinguim pra acasala e vive pra todo o SEMPPRE... (bicu deprimi agora)

    ResponderExcluir
  5. Acho os pinguins bem interessantes e adorei aprender mais sobre eles aqui =D

    ResponderExcluir
  6. On adoroo pinguins tbm *_*
    apreendii contigoo heheh .
    adoroo os teus textos
    Parabéns Borbaa ;)

    ResponderExcluir
  7. ASUhasuAHSUhasuHASUh
    TINHA que ter um post de pinguins
    uHASUahsuHUSHuashUAS

    ResponderExcluir