terça-feira, 8 de junho de 2010

Fanatismo

O que leva uma pessoa a ser fanática? Fanática por um time, por um ídolo famoso a ponto de se deixar influenciar completamente pelo que ele faz, fala e usa, sem ao menos se questionar sobre porque ta fazendo. Com isso, me refiro à torcedores fanáticos que fazem tudo pelo seu time, como até atos de violência, quando o intuito deveria ser apenas torcer e se conformar com o resultado, seja ele positivo ou não; afinal a revolta dos torcedores vai mudar o que no resultado dos jogos do seu time? Ou então a mania de algumas pessoas de tentar "elevar" seu time falando mal do adversário, como se adiantasse. A qualidade do time é provada dentro de campo, não nas arquibancadas. Também tem os fanáticos por alguns famosos, que dizem amar pessoas das quais só conhecem o trabalho; alguns até desviam a atenção que era pra ser da música de tal cantor, pra se interessar sobre com quem ele se relaciona, ou que roupa ele usa, o que curte fazer. Tamanho interesse influencia tanto que até as bandas preferidas do artista as vezes se tornam as mesmas de alguns fãs, assim como opiniões sobre outros assuntos. Não tem como não ser influenciado, mas se deixar influenciar a ponto de nem se questionar sobre o assunto, é demais. Por essas e outras, se vê tanta gente com roupas excessivamente coloridas, por causa da influência de determinadas bandinhas à la Menudos. Por conta disso também, dentro da "modinha Crepúsculo" surgiu o team Pattinson e afins, como se o sucesso da saga dependesse do ator, ao invés de a explosão repentina da carreira dele ser resultado da sua atuação no filme. Eu sou contra o fanatismo - seja ele do tipo que for - e sou contra aceitar sem contestar. Qualquer pessoa tem a capacidade de apenas admirar um artista pelo trabalho que ele faz ao invés de idolatrá-lo; e de torcer pelo seu time sem fazer com que um jogo perdido seja motivo pra revolta.

6 comentários:

  1. Adorei o texto, muito bom. Também sou contra fanatismo. Acho ridículo.
    Parabéns pelo blog. Muito bom. :)

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o texto, concordo plenamente com você. Sofrer/ficar feliz quando o time perde/ganha e simpatizar com determinada pessoa pública é uma coisa, fanatismo é outra totalmente diferente e sem sentido algum.

    Boa sorte com o blog, to adorando ele haha. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, ser fanático é igual a não ser inteligente....

    parabéns....


    estou te seguindo tmb....

    ResponderExcluir
  4. Apoiado!o/
    É uma 'puta falta de sacanagem' dessa gente fanática sem noção achar que ama mais que tudo uma pessoa que mal conhece ou ficar sofrendo porque o time de 'coração' perdeu! Tipo, e dai? E dai que o Robert Petterson é lindo?(eu nem acho tanto). E dai que o Grêmio perdeu o grenal? A vida continua, e nesse caso não é e dai! Vão se preocupar com alguma coisa que preste! Bando de gente que não tem o que fazer! Espero que eu influencie positivamente quem ler esse comentario...hehehheheh

    ResponderExcluir
  5. Alex Renan Stefanello12 de junho de 2010 às 18:35

    O assunto em geral é ótimo, e especificamente no fato de seguir um ídolo em tudo é mais coerente ainda, mas toda essa coisa de idolatrar alguem ou alguma coisa vem um pouco devido à cultura de cada um, se eu não tiver coisas mais importante na minha vida pra fazer também posso acabar destinando ela a uma pessoa que naem sabe que eu existo, ou seja, falta do que fazer causa "fanatismo irreversível..."!

    ResponderExcluir